MindGAP FET-Open project | H2020 European Commission
MindGAP FET-Open project | H2020 European Commission
Sessão iniciada como:
filler@godaddy.com
Agradecemos, desde já, pelo seu interesse e visita. O estudo em causa tem por nome: “O papel da terapia cognitiva baseada em mindfulness realizada através da Internet nas vesículas extracelulares e sofrimento psicológico em adultos que tiveram cancro".
Este estudo fazia parte de um projeto internacional apoiado pela Comissão Europeia e coordenado pela prof. Dr. Maria Goreti Sales da Universidade de Coimbra (Portugal), com a participação do IPO do Porto (Portugal), Instituto Superior de Engenharia do Porto (Portugal), Universidade de Oulu (Finlândia), VTT (Finlândia) e Universidade Linnaeus (Suécia), que pode explorar com mais detalhe neste site e seguindo-nos através das redes sociais.
Se fosse uma das pessoas a participar num dos grupos de intervenção psicológica, iria fazer parte de um programa baseado em evidência científica, guiado por um profissional devidamente qualificado e com experiência na área, no qual teria a oportunidade de ter acesso a estratégias para lidar com o sofrimento emocional, trabalhando na promoção do seu bem-estar.
Em termos sociais, a participação contribuiria para o avanço da ciência, ajudando num estudo pioneiro que procura compreender melhor as ligações entre a mente e o organismo, contribuindo para perceber que pessoas podem beneficiar mais do tipo de intervenção psicológica proposta neste estudo. Esperava-se também que os dados deste estudo pudessem ser usados para informar as políticas de saúde sobre este tipo de intervenções nas unidades de saúde oncológica, oferecendo mais uma alternativa para promover o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas que diariamente lidam com os efeitos do cancro, no presente e no futuro.
De notar que os custos das deslocações realizadas ao IPO Porto no âmbito deste estudo, poderiam ser ressarcidos.
A intervenção psicológica aqui testada chama-se terapia cognitiva baseada em mindfulness (em inglês: mindfulness-based cognitive therapy- MBCT), que se tem mostrado ser eficaz no aumento do bem-estar e qualidade de vida, bem como na redução de stress em pessoas com história de doença física e particularmente oncológica. O programa MBCT reúne evidência científica quanto ao seu benefício na promoção do bem-estar a nível psicológico que tem levado à sua implementação em serviços de saúde, como é o caso do serviço nacional de saúde britânico.
No entanto, ainda não eram conhecidos os efeitos desta intervenção não farmacológica em indicadores biológicos como sejam as vesículas extracelulares, que desempenham um papel essencial na comunicação entre as nossas células.
1. O primeiro passo seria entrar em contacto com a equipa de investigação a manifestar o seu interesse através do contacto geral do estudo (a que os membros da equipa têm acesso): mindgap@ipoporto.min-saude.pt ou através do 966916092 (se tiver preferência, pode também enviar pedido por email ou SMS a solicitar para entrar em contacto consigo via telefónica).
2. Num segundo passo seria enviado para o seu endereço de email uma ligação para um questionário online, no qual a primeira página tinha uma folha de informação ao participante que fazia parte do consentimento informado e que deveria ser lida cuidadosamente. Se após a leitura entendesse dar o seu consentimento para participar no estudo, deveria preencher algumas questões de pré-avaliação. Após este passo e caso nos permitisse, entrariamos em contacto consigo para falar sobre próximos passos.